Postado em 22 de Fevereiro às 09h56

O que é melhor para emagrecer: chá verde ou café verde?

O seu copo de chá ou cafezinho pode realmente ajudar no seu processo de emagrecimento. Mas se você deseja queimar as famosas gordurinhas, qual deles será o mais eficiente?

Quando o assunto é perder peso, nenhuma pílula mágica ou pó milagroso pode substituir o combo: atividade física e alimentação saudável. A boa notícia é que você sempre pode contar com a ajuda de alguns alimentos que ajudam a turbinar o seu metabolismo e acelerar o emagrecimento. O chá verde e o café verde estão nesta lista.

Há séculos, o chá verde é utilizado pelos orientais. Além de ser uma bebida saudável, ele ainda contém alta concentração de antioxidantes, protege o coração e ainda facilita a perda de peso. Os dois componentes responsáveis pelos benefícios são: as catequinas, que fornece a maioria dos antioxidantes, e a cafeína, responsável por acelerar o metabolismo.

O ácido clorogênico, presente no extrato, impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a utilizar o estoque de gordura como combustível. E ainda tem cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo. Contudo, até o momento, somente um estudo revelou o efeito do café na perda de peso. A pesquisa, publicada no Journal of Medical Research International, descobriu que quando o extrato foi adicionado ao café, os voluntários perderam, em média, de quase 5 Kg em 12 semanas. Embora os resultados sejam promissores, novos estudos são necessários para determinar a real eficácia da substância para o emagrecimento.

Na batalha entre os poderosos aliados, o chá verde é o grande vencedor, principalmente pela quantidade de substâncias que ajudam a acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, emagrecer. “O chá dispara nessa disputa, justamente por sua alta concentração de fitoquímicos benéficos, como os compostos fenólicos (ácido clorogênico), que estimulam a queima de gordura”, revela Luciano Bruno, nutricionista de Piracicaba (SP). Se ainda estava na dúvida em qual dos dois apostar, já sabe: vá de chazinho. 

Fonte: Boa Forma


Postado em 09 de Fevereiro às 10h43

Benefícios e os cuidados na hora do consumo de Chá Verde

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O gosto dele é um pouco amargo, de fato, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pelo monte de vantagem que o chá verde pode fazer pela sua saúde. "Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista Daniela Jobst.

- Horários para o chá:

Deve-se sempre cuidar da hora que vai tomar esse tipo de chá. Assim como o café, o chá verde não deve ser tomado antes de dormir e depois das refieções. A cafeína presente nesse chá tem fatores energizantes e podem prejudicar a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo.

- Chá Verde a granel é mais eficiente que em sachê:

O chá verde é preparado a partir brotos e folhas de uma erva chamada Camellia sinensis. O chá em saches normalmente são produzidos através do caule, enquanto que a granel possui em grande maioria as folhas do chá aumentando assim suas propriedades.

- Solução para o gosto amargo:

Uma solução para acabar com o sabor forte do chá é adicionar alguns outros ingredientes à receita. Uma boa dica é acrescentar duas colheres de sopa de mel, que deixará o chá com um sabor mais adocicado.

Outra opção é bater o chá no liquidificador com frutas, como morango, amora, maçã verde, laranja e uva. Ou simplesmente adicionar as frutas, gotas de limão ou ervas mais suaves (como hortelã e capim cidreira) na hora da infusão.

- Chá Verde acelera o metabolismo?

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. A temperatura do chá não interfere no resultado, podendo ser quente ou fria.

- Chá como fortalecedor do sistema imunológico:

O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

- Contraindicações:

O chá verde é um poderoso aliado da boa saúde. Mas, algumas pessoas devem consultar um médico e/ou nutricionista antes de inclui-lo na dieta. O uso do chá não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas. Ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas.

Fonte: MinhaVida


Postado em 26 de Janeiro às 07h53

O chá verde e suas ações como quimioprotetor

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Wanderlei Schmitz; Alexandre Yukio Saito; Dirceu Estevão; Halha Ostrensky Saridakis

Resumo
O chá verde e o chá preto são preparados com folhas da mesma planta, Camellia sinensis. O chá preto é responsável por 75% do chá consumido no mundo e o chá verde, por apenas 22%. O chá que era consumido como medicamento, passou a ser do gosto popular devido as suas característica organolépticas. Seus componentes flavonóides e catequinas apresentam uma série de atividades biológicas, antioxidante, quimioprotetora, antiinflamatória e anticarcinogênica. Vários estudos vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores em varias regiões do mundo para comprovar estas atividades terapêuticas, objetivando compreender os mecanismos de ação do chá verde. Diante do acima citado, esta revisão tem por finalidade apresentar as varias linhas de pesquisa em andamento e os resultados já obtidos sobre o efeito quimioprotetor/antioxidante do chá verde.

Palavras-chave: Camellia sinensis. Chá Verde. Quimioproteção. Flavonóides e catequinas.


Postado em 16 de Janeiro às 14h01

Porque consumir chá verde antes dos esportes?

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Muito se tem falado sobre os benefícios do chá verde para a saúde em geral. Agora, pesquisas indicam que o consumo favorece - e muito - o resultado nos esportes também. Segundo Andréa Frias, (pós-doutorado em Nutrição pela ESALQ-USP), as substâncias presentes ajudam na queima de gorduras e podem aumentar o desempenho tanto em exercícios prolongados quanto nos de menor intensidade.

Por que o chá verde é indicado antes da prática esportiva?

Duas pesquisas recentes revelam porque o consumo do chá verde é indicado antes da prática esportiva. Estudo realizado pela School of Sport and Exercise Sciences, The University of Birmingham, no Reino Unido, conclui que o consumo de chá verde antes da atividade física pode ajudar na queima de gordura.

Acredita-se que os efeitos do chá verde sobre a oxidação de gorduras ocorra através da inibição da catecolamina-O-metil-transferase, uma enzima que degrada o hormônio noradrenalina. Segundo o estudo, esse efeito é potencialmente positivo para atletas que desejam aumentar a queima de gordura ou pessoas obesas e/ou diabéticas que precisam eliminar gordura e perder peso. De acordo com os pesquisadores, há evidências indiretas que um aumento da capacidade de queimar gorduras pode reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade.

Segundo Andrea Frias, um outro estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, revela que o consumo regular de chá verde melhora os mecanismos de defesa antioxidante em praticantes de exercício resistido - musculação. A pesquisa verificou que o chá verde pode reduzir a manifestação de danos teciduais induzidos pelo esforço, possivelmente por meio da neutralização da ação danosa de radicais livres. Os pesquisadores sugerem que alimentos e bebidas ricos em polifenóis, como o chá verde, podem oferecer proteção contra o dano oxidativo induzido por exercícios, e que a orientação alimentar para esportistas deve ser enfatizada.

Andrea Frias diz que o consumo de chá verde ajuda na hidratação durante a prática de atividade física. “Além disso, contém cafeína, substância ergogênica que aumenta o desempenho durante exercícios de endurance (resistência) prolongados e exercícios de pouca intensidade”.

Ela recomenda o consumo diário de chá verde e também antes da prática esportiva. "O chá verde é uma bebida saudável e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Por conter cafeína, não deve ser utilizado à noite por pessoas que apresentem dificuldades para dormir. Para quem pratica esportes, a bebida pode ser consumida antes do treino".

O chá verde pode ser consumido de diversas formas. A mais comum é a infusão das folhas secas em água quente. Contudo, a indústria atualmente pesquisa e desenvolve formas mais práticas e saborosas que oferecem o extrato em altas concentrações.

O chá verde pode ser tomado por qualquer pessoa?

O médico especializado em Medicina Tradiconal Chinesa Dr. Jou Eel Jia diz que sim: "Qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas, diabéticos, etc. Só não recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estômago"

Fonte: Vya estelar