Postado em 30 de Julho às 11h18

Folhas inteiras, quebradas ou trituradas

Dicas (20)

Que tipo de chá você costuma preparar, de folhas inteiras, de folhas quebradas ou de folhas trituradas? Muita gente ainda não sabe, mas existem grandes diferenças entre elas que acabam influenciando no sabor, no aroma e, por que não, na experiência que se tem com a bebida.

Os chás de folhas inteiras e de folhas quebradas, utilizados nas infusões, são elaborados através de um processo quase que artesanal, onde as folhas são enroladas manualmente ou são levemente despedaçadas, buscando preservar ao máximo as suas fibras.

Esse método acaba conservando os óleos essenciais e ajuda a preservar o aroma, o sabor, a cor e a textura das folhas. Especialistas em chá optam por utilizar apenas as folhas inteiras e as folhas quebradas, pois no momento da infusão elas têm mais espaço para se expandirem e liberarem suas principais propriedades, o que faz toda a diferença na qualidade final do chá preparado.

Os chás de folhas trituradas são encontrados nos populares “saquinhos”. Através de um processo industrial de trituração, as folhas se transformam em pequenas partículas e acabam perdendo boa parte dos seus óleos essenciais. Por serem baratos, práticos de preparar e fáceis de encontrar, os saquinhos de folhas trituradas geralmente são a porta de entrada para quem está se aventurando no delicioso mundo do chá.

Fonte: Diário do chá


Postado em 09 de Julho às 09h31

3 motivos para tomar chá!

Benefício (50)

1 - Cuide do seu colesterol.

Alguns tipos de chá, como o chá verde, o oolong e o chá preto, possuem grande quantidade de polissacarídeos, que diminuem o nível de colesterol ruim.

2 - Hidratação.

Além de te manter hidratada, o chá possui diversas propriedades com efeitos positivos e preventivos no organismo. Entre os destaques: catequinas e teaflavina, cálcio, zinco, potássio, magnésio, folato, niacina, pantotenato e vitaminas B1, B2, B6 e B12.

3 - Melhora no humor.

Os chás proporcionam relaxamento, reduzem o stress físico e mental. Ao mesmo tempo, são estimulantes cardíaco e trazem animação quando sua energia está baixa.

Fonte: Daninoce


Postado em 28 de Maio às 09h57

Cafeína no chá e no café

Você já deve saber que além do café a cafeína também está presente no chá. Mas você sabe qual deles tem mais cafeína e qual a função dessa substância em nosso organismo?

A cafeína é um alcaloide* presente no café e também na folha do chá (Camellia sinensis). Ou seja, chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong, chá preto e chá escuro, todos esses possuem cafeína.

Comparado ao café, no chá a presença de cafeína é bem menor, mas os efeitos são mais duradouros. Isso acontece devido a presença de polifenóis (taninos) no chá, que regulam e retardam a liberação da cafeína, que consequentemente criam uma sensação de alerta por mais tempo.

Veja abaixo a quantidade de cafeína presente no café e no chá (Referência: Manual del Sommelier de Té?—?Victoria Bisogno e Jane Pettigrew):

Uma xícara de café expresso ………… 300mg
Uma xícara de café passado………….. 150mg
Uma xícara de chá ……..….……………. 20–70mg

Além disso, a quantidade de cafeína liberada no chá depende de alguns fatores como origem e tipo do chá, tempo e temperatura de infusão, dentre outros.

Veja a matéria completa em: Diário do chá


Postado em 14 de Maio às 09h35

Chá sim, muito quente não

Dicas (20)

Cada chá/infusão possui sua temperatura ideal de preparo para que possamos conseguir extrair o melhor sabor dele. O chá branco, por exemplo, entre 75 a 85ºC, o chá verde entre 60 a 80ºC e o chá preto entre 80 e 95ºC.

Mas se você não tiver um termômetro ou uma chaleira elétrica com termostato que regule a temperatura, não tem problema. Uma dica bem bacana e simples é observar o ponto de ebulição da água, ficando de olho nas bolhas que se formam na água que você está esquentando.

Chá Verde Cada chá/infusão possui sua temperatura ideal de preparo para que possamos conseguir extrair o melhor sabor dele. O chá branco, por exemplo, entre 75 a 85ºC, o chá verde entre 60 a 80ºC e o...

Mas na hora de consumir a bebida é recomendado que ela não esteja muito quente (a 65 graus Celsius ou mais), pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), consumir bebidas mais quentes do que isso pode prejudicar a saúde.

Fonte: Diário do Chá