Postado em 12 de Junho de 2017 às 10h52

Curiosidades sobre o Chá!

Dicas (28)
Chá Verde 1. O sachê de Chá foi criado no início do século XX pelo comerciante nova-iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de Chá aos seus clientes em latas de metal começou a...

1. O sachê de C foi criado no início do século XX pelo comerciante nova-iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de Chá aos seus clientes em latas de metal começou a revelar-se muito dispendioso e Thomas Sullivan resolveu embrulhar as folhas em pequenos sachês de gaze. Os clientes, um pouco confusos com a apresentação do Chá, lançaram o sachê para dentro da água a ferver e o resto, como se costuma dizer, é história.

2. A China e a Índia são os maiores produtores de Chá no mundo.

3. O iced tea nasceu nos Estados Unidos aquando da St. Louis World’s Fair em 1904. Richard Blechynden participou na feira como forma de promover o seu Chá e quando uma vaga de calor assola a região, Richard Blechynden teve a ideia de adicionar gelo ao seu chá quente e assim nasceu o iced tea.

4. Existem cerca de 3 mil variedades de Chá.

5. Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborearem uma chávena de Chá.

6. No Tibete, o Chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.

7. Vários estudos científicos apontam para o facto dos homens em países asiáticos que consomem chá-verde regularmente apresentarem menos casos de cancro da próstata.

8. O Chá Preto é o tipo de Chá mais produzido, consumido e exportado em todo o mundo.

9. A maioria da cafeína existente no Chá é libertada após os primeiros 30 segundos de infusão, o que significa que quem pretende um chá com menos cafeína, pode deitar fora essa água e acrescentar água quente fresca.

10. Todo e qualquer tipo de Chá é proveniente de uma única espécie de planta a Camellia Sinensis. O que varia é o processo de crescimento e a oxidação ou não das folhas.

11. Uma planta Camellia Sinensis pode chegar a uma altura de 9 metros se não for devidamente cuidada.

12. Uma planta Camellia Sinensis pode produzir folhas de Chá durante cerca de 50 anos.

13. Entre 1608 (ano em que o chá aparece na Europa pela primeira vez) e 1850, a China era o principal exportador de chá para o mundo ocidental.

14. O sachê de Chá mais caro de todos os tempos foi produzido pela empresa britânica de chá PG TIPS aquando do seu 75º aniversário o sachê continha uma edição limitada de folhas de Chá premium e 280 diamantes. Custava €8,575 | R$20,050 e o seu valor reverteu a favor de um hospital para crianças no Reino Unido.

15. O termo “colher de chá” tem tudo a ver com Chá como o tamanho da colher era perfeito para medir chá solto, ficou conhecida como “teaspoon” ou colher de Chá.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Casa do Chá

Veja também

Folhas inteiras, quebradas ou trituradas30/07/18 Que tipo de chá você costuma preparar, de folhas inteiras, de folhas quebradas ou de folhas trituradas? Muita gente ainda não sabe, mas existem grandes diferenças entre elas que acabam influenciando no sabor, no aroma e, por que não, na experiência que se tem com a bebida. Os chás de folhas inteiras e de folhas quebradas, utilizados nas infusões, são......
Posso tomar Chá Verde durante a Gravidez?31/07/17 É muito importante acompanhar a saúde das gestantes para garantir a saúde da mamãe e do bebê. Por essa razão, torna-se fundamental controlar os alimentos e substâncias que entram no corpo da mulher para assegurar......
Confira mitos e verdades sobre o Chá Verde!05/09/16 A nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida. O consumo de Chá Verde pode auxiliar na perda de peso! Verdade. Os flavonóides presentes no Chá Verde possuem a......

Voltar para Notícias