Postado em 15 de Agosto de 2016 às 14h11

12 Curiosidade sobre o Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde O chá é produzido a partir das folhas da planta medicinal Camellia sinensis e que dependendo do processo de produção utilizado, suas folhas são a base para a produção de mais três...

O chá é produzido a partir das folhas da planta medicinal Camellia sinensis e que dependendo do processo de produção utilizado, suas folhas são a base para a produção de mais três principais tipos de chás: chá de oolong, chá-preto e chá-branco. O Chá Verde é considerado depois da água, a bebida não alcoólica mais consumida no mundo e passou a ser estudado devido á sua atividade terapêutica e suas propriedades funcionais.

1 - Composição química do Chá Verde

A composição química do Chá Verde, inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, como flavonóis (monômeros de catequinas) e ácidos fenólicos, além de cafeína, carboidratos, aminoácidos, vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

2 - Benefícios do Chá Verde

Pesquisas demonstram, que o Chá Verde possui propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas, antimutagênicas, anticarcinogênicas, antiaterogênicas, além de influenciar no controle do peso e na prevenção do fotoenvelhecimento.

A Camellia sinensis também pode ser usada topicamente para tratamento de olhos inchados, queimaduras e feridas.

3 - Efeitos no controle de peso

Pesquisas mostram, que o consumo da Chá Verde, ajuda a regular hormônios, acelerar o metabolismo e promover a oxidação da gordura.

4 - Aumenta a longevidade

Um estudo conduzido por pesquisadores japoneses, que envolveu mais de 40.000 participantes durante 11 anos, concluiu que aqueles que bebiam mais de 5 xícaras de Chá Verde por dia, apresentavam menores riscos de morte por doença cardíaca e derrame.

5 - Melhora a memória e função cognitiva

O Chá Verde pode melhorar a função cognitiva, além de beneficiar o aprendizado e as habilidades de memória.

6 - Reduz o colesterol ruim

O Chá Verde pode reduzir os níveis de colesterol total, bem como melhorar a proporção de HDL (colesterol bom) e diminuir a proporção de LDL (colesterol ruim). Estudos revelam que pessoas que consomem o Chá Verde diariamente, tem os níveis de colesterol muito mais baixos do que aqueles que não consomem. Porém o Chá Verde sozinho, não deve ser usado para o controle do colesterol, mas deve ser um aliado a uma alimentação com baixo teor de gorduras saturadas e maiores quantidades de vitaminas e minerais.

7 - Ação hipoglicemiante

O Chá Verde, aumenta a sensibilidade a insulina. Estudos sugerem que o chá pode diminuir os riscos de diabetes tipo 2.

8 - Reduz as chances de hipertensão arterial

O chá aumenta a formação de oxido nítrico, que dilata as artérias e reduz a pressão arterial. Pessoas que consomem o Chá Verde regularmente tem 46% de chances de não desenvolverem uma hipertensão arterial. Esses números aumentam para 65% se consumirem mais de duas xícaras e meia de chá por dia, diz estudo.

9 - Ação estimulante

Com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, a cafeína pode causar dor de cabeça, agitação, irritação e aumento do ritmo cardíaco, para pessoas que são sensíveis a cafeína.

10 - Previne o envelhecimento precoce da pele

Por ter um poderoso efeito antioxidante, combatem os radicais livres, responsáveis pelo o envelhecimento precoce das células. Nutrientes como caroteno, vitaminas C e E presentes nas folhas, contribuem para a elasticidade da pele e previnem rugas.

11 - Protege contra o câncer

Pesquisadores observaram em seus estudos a relação inversa entre o consumo de grandes quantidades de Chá Verde e a diminuição de mortes por câncer. O Chá Verde participa na prevenção de neoplasias malignas pela ação das catequinas, com possíveis efeitos protetores. Ela impede que a proliferação das células, aconteça de maneira desregular.

“A American Dietetic Association (1999), sugere o consumo de 4-6 xícaras/dia para a redução do risco de câncer esofágico e gástrico”

12 - Melhor hora para tomar o chá

Um cuidado para o consumo é o horário em que o Chá Verde é ingerido. Ele não pode ser tomado logo após as refeições, pois pode atrapalhar a absorção de ferro e vitamina C pelo o organismo. É recomendado esperar pelo menos uma hora antes de consumir o Chá Verde. E atenção! Ingerir grandes quantidades acima de 5 a 7 xícaras por dia, pode fazer mal a saúde.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Daily Nutri

Veja também

O chá verde e suas ações como quimioprotetor26/01/18 Wanderlei Schmitz; Alexandre Yukio Saito; Dirceu Estevão; Halha Ostrensky Saridakis Resumo O chá verde e o chá preto são preparados com folhas da mesma planta, Camellia sinensis. O chá preto é responsável por 75% do chá consumido no mundo e o chá verde, por apenas 22%. O chá que era consumido como medicamento, passou a ser do gosto popular......
Chá Verde: Benefícios para a saúde humana25/09/17 Vanusa MANFREDINI 1; Vanessa DUARTE MARTINS 2; Mara da SILVEIRA BENFATO 3 1. Farmacêutica, mestre em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM-UFRGS). 2. Graduanda do curso de Nutrição UFRGS. 3. Professor adjunto do Departamento de......
As Maravilhas do Chá Verde para sua Pele!06/02/17 Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do Chá Verde. Estudos mostram que ele pode colaborar no bom funcionamento do sistema imunológico, possuir substâncias com atividade antioxidante, entre outros......

Voltar para Notícias