Postado em 15 de Agosto de 2016 às 14h11

12 Curiosidade sobre o Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde O chá é produzido a partir das folhas da planta medicinal Camellia sinensis e que dependendo do processo de produção utilizado, suas folhas são a base para a produção de mais três...

O chá é produzido a partir das folhas da planta medicinal Camellia sinensis e que dependendo do processo de produção utilizado, suas folhas são a base para a produção de mais três principais tipos de chás: chá de oolong, chá-preto e chá-branco. O Chá Verde é considerado depois da água, a bebida não alcoólica mais consumida no mundo e passou a ser estudado devido á sua atividade terapêutica e suas propriedades funcionais.

1 - Composição química do Chá Verde

A composição química do Chá Verde, inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, como flavonóis (monômeros de catequinas) e ácidos fenólicos, além de cafeína, carboidratos, aminoácidos, vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

2 - Benefícios do Chá Verde

Pesquisas demonstram, que o Chá Verde possui propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas, antimutagênicas, anticarcinogênicas, antiaterogênicas, além de influenciar no controle do peso e na prevenção do fotoenvelhecimento.

A Camellia sinensis também pode ser usada topicamente para tratamento de olhos inchados, queimaduras e feridas.

3 - Efeitos no controle de peso

Pesquisas mostram, que o consumo da Chá Verde, ajuda a regular hormônios, acelerar o metabolismo e promover a oxidação da gordura.

4 - Aumenta a longevidade

Um estudo conduzido por pesquisadores japoneses, que envolveu mais de 40.000 participantes durante 11 anos, concluiu que aqueles que bebiam mais de 5 xícaras de Chá Verde por dia, apresentavam menores riscos de morte por doença cardíaca e derrame.

5 - Melhora a memória e função cognitiva

O Chá Verde pode melhorar a função cognitiva, além de beneficiar o aprendizado e as habilidades de memória.

6 - Reduz o colesterol ruim

O Chá Verde pode reduzir os níveis de colesterol total, bem como melhorar a proporção de HDL (colesterol bom) e diminuir a proporção de LDL (colesterol ruim). Estudos revelam que pessoas que consomem o Chá Verde diariamente, tem os níveis de colesterol muito mais baixos do que aqueles que não consomem. Porém o Chá Verde sozinho, não deve ser usado para o controle do colesterol, mas deve ser um aliado a uma alimentação com baixo teor de gorduras saturadas e maiores quantidades de vitaminas e minerais.

7 - Ação hipoglicemiante

O Chá Verde, aumenta a sensibilidade a insulina. Estudos sugerem que o chá pode diminuir os riscos de diabetes tipo 2.

8 - Reduz as chances de hipertensão arterial

O chá aumenta a formação de oxido nítrico, que dilata as artérias e reduz a pressão arterial. Pessoas que consomem o Chá Verde regularmente tem 46% de chances de não desenvolverem uma hipertensão arterial. Esses números aumentam para 65% se consumirem mais de duas xícaras e meia de chá por dia, diz estudo.

9 - Ação estimulante

Com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, a cafeína pode causar dor de cabeça, agitação, irritação e aumento do ritmo cardíaco, para pessoas que são sensíveis a cafeína.

10 - Previne o envelhecimento precoce da pele

Por ter um poderoso efeito antioxidante, combatem os radicais livres, responsáveis pelo o envelhecimento precoce das células. Nutrientes como caroteno, vitaminas C e E presentes nas folhas, contribuem para a elasticidade da pele e previnem rugas.

11 - Protege contra o câncer

Pesquisadores observaram em seus estudos a relação inversa entre o consumo de grandes quantidades de Chá Verde e a diminuição de mortes por câncer. O Chá Verde participa na prevenção de neoplasias malignas pela ação das catequinas, com possíveis efeitos protetores. Ela impede que a proliferação das células, aconteça de maneira desregular.

“A American Dietetic Association (1999), sugere o consumo de 4-6 xícaras/dia para a redução do risco de câncer esofágico e gástrico”

12 - Melhor hora para tomar o chá

Um cuidado para o consumo é o horário em que o Chá Verde é ingerido. Ele não pode ser tomado logo após as refeições, pois pode atrapalhar a absorção de ferro e vitamina C pelo o organismo. É recomendado esperar pelo menos uma hora antes de consumir o Chá Verde. E atenção! Ingerir grandes quantidades acima de 5 a 7 xícaras por dia, pode fazer mal a saúde.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Daily Nutri

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