Postado em 26 de Junho de 2017 às 11h46

7 Benefícios das Catequinas EGCG do Chá Verde

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Chá Verde Veremos a seguir em detalhes os benefícios das catequinas EGCg do Chá Verde para saúde e boa forma. Diante de tantas propriedades interessantes você pode querer incluir o chá na sua rotina. Seja...

Veremos a seguir em detalhes os benefícios das catequinas EGCg do Chá Verde para saúde e boa forma. Diante de tantas propriedades interessantes você pode querer incluir o chá na sua rotina.

Seja com o propósito de emagrecer, como diurético ou para substituir bebidas menos saudáveis como os refrigerantes, os chás podem ser aliados de uma dieta saudável e trazer muitos benefícios à saúde. Alguns dos chás mais consumidos são o preto, o branco e o verde. Um tipo menos conhecido é o oolong, um chá tradicional chinês. O que eles têm em comum é a origem na mesma planta, todos são feitos a partir de folhas do arbusto Camellia sinensis. 

Enquanto o chá verde não é fermentado e com isso não se oxida, o chá preto e o oolong são fermentados e oxidados. O chá branco advém da colheita das folhas ainda jovens e também não passa por oxidação.

Propriedades do Chá Verde

Os chás feitos a partir da Camellia sinensis tem uma grande quantidade de compostos fitoquímicos antioxidantes conhecidos como catequinas. O chá verde é mais rico em catequinas que o preto e o oolong e suas propriedades são decorrentes da alta concentração dessas substâncias.

As catequinas são compostos encontrados na Camellia sinensis pertencentes à classe dos flavonoides, muito conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Existem quatro classes principais de catequinas, EC, ECg, EGC e EGCg.

As catequinas EGCg possuem esse nome pela abreviação do termo Epigalocatequina galato e são as que apresentam maiores propriedades antioxidantes, chegando a ser de 25 a 100 vezes mais poderosas que as vitaminas C e E.

Uma xícara de chá verde fornece até 40 mg de polifenóis, sendo uma grande quantidade de catequinas EGCg. Esse valor é cerca de 8 a 10 vezes maior que o encontrado nas frutas e outros vegetais, por isso é realmente alto.

A seguir entenderemos melhor os benefícios das catequinas EGCg do chá verde, decorrentes principalmente de seu poder antioxidante.

Benefícios das Catequinas EGCg

O que esses compostos de nome complicado podem fazer pela sua saúde? Detalharemos a seguir os inúmeros benefícios das catequinas EGCg presentes no chá verde.

Ajuda para o sistema imunológico

Estudos com pacientes submetidos a radiação ou quimioterapia apresentaram uma melhora em seus sistemas imunológicos quando ingeriram chá verde. As contagens de células brancas do sangue, responsáveis pela defesa do organismo se apresentaram mais efetivas quando comparadas às dos pacientes que não tomaram o chá.

Proteção contra doenças cardiovasculares

Os benefícios das catequinas EGCg na prevenção de doenças cardiovasculares são bastante extensos. Elas atuam de diferças formas fazendo com que levem a uma grande redução na chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pessoas que consomem o chá verde com frequência, determinada por estudos observacionais populacionais.

Atua na prevenção do diabetes

Estudos demonstraram que as catequinas presentes no chá verde podem também auxiliar na prevenção e reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II em até 42%. Em uma revisão que abrangeu 7 estudos diferentes e um total de mais de 280 mil voluntários, o consumo regular de chá verde demonstrou reduzir o risco em 18%.

Ajuda na perda de peso

Baseado em estudos que mostraram que o chá verde pode aumentar a taxa metabólica e a queima de gorduras, muitas pessoas utilizam a erva como auxiliar na perda de peso.

O mecanismo pelo qual as catequinas teriam esses efeitos, seria pela inibição da enzima que degrada a norepinefrina, um hormônio estimulante do metabolismo. Quanto menos a enzima é ativada, mais norepinefrina é disponibilizada na corrente sanguínea e mais acelerado se torna o metabolismo. O chá verde também pode agir inibindo outras enzimas que atuam no armazenamento de gorduras.

Aspectos importantes, doses e dicas

- Caso sua recomendação seja de consumir uma quantidade específica diariamente, a utilização de extratos na forma de suplementos padronizados pode ser um boa alternativa às opções na forma natural do chá.

- Não se recomenda consumir o chá com leite pois pode levar à redução do seu poder antioxidante.

- Uma dica na hora de preparar o chá é que quanto mais tempo você deixar em infusão, maior será a concentração de catequinas obtida.

- Por não apresentar efeitos colaterais significativos, recomenda-se o consumo do chá verde sempre que possível, pelo menos 3 vezes ao dia para que os efeitos antioxidantes e os benefícios das catequinas EGCg possam trazer melhorias para sua saúde.

- Os efeitos colaterais que podem ocorrer são os decorrentes da presença de cafeína, como náusea, vômito, tontura, porém são raros. Procure seu médico caso faça uso de algum medicamento antes de iniciar o consumo do chá.

Fonte: Mundo Boa Forma

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