Postado em 24 de Abril de 2017 às 12h47

Benefícios do Chá Verde!

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Chá Verde O Chá Verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua apreciação deve-se ao seu aroma,...

O Chá Verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua apreciação deve-se ao seu aroma, ao seu sabor e às suas propriedades funcionais, mundialmente conhecidas.

Na área da pesquisa com alimentos funcionais, a planta Camellia sinensis tem sido amplamente investigada devido ao seu conteúdo específico de flavonoides, que lhe confere inúmeras propriedades terapêuticas.

A composição química do Chá Verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, tais como flavonóis e ácidos fenólicos, além de cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos e certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

Muitos estudos têm demonstrado que as catequinas presentes no Chá Verde podem exercer um papel benéfico em diversas morbidades. Alguns estudos já apresentaram dados controversos, mas a maioria das pesquisas têm demonstrado resultados positivos em relação ao uso do Chá Verde, principalmente na ação benéfica dos flavonoides do chá sobre o risco cardiovascular.

A literatura tem demonstrado constantemente o potencial papel do Chá Verde na modulação de processos antiinflamatórios, antitumorais, antiaterogênicos, hipoglicemiantes e no controle do peso.

As pesquisas com o Chá Verde revelam de forma crescente seu efeito restaurador no organismo e, por tratar-se de uma bebida amplamente disponível e de baixo custo, torna-se viável o seu uso como um importante coadjuvante no manejo nutricional em diversas patologias.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Referências:

SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTLLIEB, Maria Gabriela Valle. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 20, n. 04, p. 292-300, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016. BELTRAN, Carolina Carvalho. et al. Os benefícios do chá verde no metabolismo da gordura corporal. Revista científica da FHO|UNIARARAS, v. 02, n.01, 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016. 

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