Postado em 09 de Fevereiro de 2018 às 10h43

Benefícios e os cuidados na hora do consumo de Chá Verde

Benefício (53)

O gosto dele é um pouco amargo, de fato, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pelo monte de vantagem que o chá verde pode fazer pela sua saúde. "Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista Daniela Jobst.

- Horários para o chá:

Deve-se sempre cuidar da hora que vai tomar esse tipo de chá. Assim como o café, o chá verde não deve ser tomado antes de dormir e depois das refieções. A cafeína presente nesse chá tem fatores energizantes e podem prejudicar a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo.

- Chá Verde a granel é mais eficiente que em sachê:

O chá verde é preparado a partir brotos e folhas de uma erva chamada Camellia sinensis. O chá em saches normalmente são produzidos através do caule, enquanto que a granel possui em grande maioria as folhas do chá aumentando assim suas propriedades.

- Solução para o gosto amargo:

Uma solução para acabar com o sabor forte do chá é adicionar alguns outros ingredientes à receita. Uma boa dica é acrescentar duas colheres de sopa de mel, que deixará o chá com um sabor mais adocicado.

Outra opção é bater o chá no liquidificador com frutas, como morango, amora, maçã verde, laranja e uva. Ou simplesmente adicionar as frutas, gotas de limão ou ervas mais suaves (como hortelã e capim cidreira) na hora da infusão.

- Chá Verde acelera o metabolismo?

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. A temperatura do chá não interfere no resultado, podendo ser quente ou fria.

- Chá como fortalecedor do sistema imunológico:

O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

- Contraindicações:

O chá verde é um poderoso aliado da boa saúde. Mas, algumas pessoas devem consultar um médico e/ou nutricionista antes de inclui-lo na dieta. O uso do chá não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas. Ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas.

Fonte: MinhaVida

Veja também

Estudos dizem: Chá verde pode melhorar memória de curto prazo04/09/17 Análises de ressonância magnética mostraram um aumento nas conexões cerebrais dos participantes após consumirem o extrato da bebida. Pesquisadores suíços encontraram evidências de mais um efeito benéfico para a saúde proporcionado pelo chá verde. Eles descobriram que a bebida pode ajudar a melhorar funções cognitivas,......
Como Preparar o Chá Verde?20/03/17 Os benefícios você conhece, as propriedades benéficas estão disponíveis para pesquisa em qualquer lugar. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto ao preparo desse chá, que faz tão bem à......
Benefícios do chá verde para sua pele!20/11/17 O que muita gente não sabe é que o chá verde possui propriedades cosméticas, que trazem diversos efeitos benéficos para nossa beleza. As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias......

Voltar para Notícias