Postado em 28 de Maio de 2018 às 09h57

Cafeína no chá e no café

Você já deve saber que além do café a cafeína também está presente no chá. Mas você sabe qual deles tem mais cafeína e qual a função dessa substância em nosso organismo?

A cafeína é um alcaloide* presente no café e também na folha do chá (Camellia sinensis). Ou seja, chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong, chá preto e chá escuro, todos esses possuem cafeína.

Comparado ao café, no chá a presença de cafeína é bem menor, mas os efeitos são mais duradouros. Isso acontece devido a presença de polifenóis (taninos) no chá, que regulam e retardam a liberação da cafeína, que consequentemente criam uma sensação de alerta por mais tempo.

Veja abaixo a quantidade de cafeína presente no café e no chá (Referência: Manual del Sommelier de Té?—?Victoria Bisogno e Jane Pettigrew):

Uma xícara de café expresso ………… 300mg
Uma xícara de café passado………….. 150mg
Uma xícara de chá ……..….……………. 20–70mg

Além disso, a quantidade de cafeína liberada no chá depende de alguns fatores como origem e tipo do chá, tempo e temperatura de infusão, dentre outros.

Veja a matéria completa em: Diário do chá

Veja também

Gripe: Saiba como amenizar os sintomas da doença25/03/19 Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força. Com a chegada dos......
Chá Verde benefícios e efeitos colaterais! 29/08/16 O Chá Verde é assim chamado porque, diferentemente do chá preto, a planta sofre pouca oxidação durante o processo, mantendo características próprias. Alguns outros chás são vendidos como......

Voltar para Notícias