Postado em 17 de Abril de 2017 às 09h45

Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde Camellia sinensis (L.) Kuntze é uma planta perene do tipo arbustiva conhecida popularmente por Chá Verde, chá-da-Índia, banchá ou “green-tea”. O Chá Verde é um composto rico...

Camellia sinensis (L.) Kuntze é uma planta perene do tipo arbustiva conhecida popularmente por Chá Verde, chá-da-Índia, banchá ou “green-tea”. O Chá Verde é um composto rico em polifenóis, flavonóides e catequinas, que são os seus principais componentes terapêuticos. A sua apreciação é oriunda do ao seu aroma, seu sabor e às suas propriedades funcionais, mundialmente conhecidas. 

Os flavonoides são amplamente reconhecidos por suas propriedades antioxidantes. De forma geral, a atividade antioxidante está relacionada à prevenção de várias doenças, incluindo arteriosclerose, doenças do fígado, obesidade e vários tipos de doenças. 

Conforme consta na legislação, o chá da Camellia sinensis deve ser constituído por folhas e brotos, inteiros ou fragmentados, sendo o Chá Verde um produto não fermentado, submetido à secagem. Os principais compostos químicos terapêuticos do chá verde são potentes antioxidantes de radicais livres, quelantes de metais e inibidores da lipoperoxidação, anti-inflamatórios, antimicrobianos e inibidores da enzima conversora de angiotensina.

Existem algumas variedades disponíveis de Camellia sinensis de acordo com a preparação diferencial de suas folhas após a colheita. Folhas recém-coletadas e imediatamente estabilizadas caracterizam-se como Chá Verde e, quando submetidas à fermentação prolongada constituem o tipo chá-preto.

É importante destacar a ação antioxidante do Chá Verde contra os radicais livres que têm importante papel em processos patológicos como na lesão tecidual, lesões de isquemia e reperfusão, aterosclerose e envelhecimento celular. A redução nas concentrações sanguíneas do colesterol total e do LDL-colesterol, por meio do consumo desse chá, tem sido repetidamente demonstrada em diversos estudos.

A atual preocupação com a saúde, beleza e qualidade de vida vem atraindo um público cada vez mais interessado no consumo de produtos de origem natural, não só para o tratamento de doenças e do envelhecimento, mas principalmente visando a prevenção. As plantas possuem uma variedade enorme de propriedades, que vem de encontro com essa necessidade, sendo que o Chá Verde é uma das plantas mais utilizadas na atualidade.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Referências:

SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTTILIEB, Maria Gabriela Valle. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 20, n. 04, p. 292-300, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016. SÁ DE, Raquel Salomoni. Os efeitos dos polifenóis: catequinas e flavonóides da Camelia sinenses no envelhecimento cutâneo e no metabolismo de lipídeos. UNIVALI, Balneário Camboriú. Disponível em: Acesso em: 20 mai. 2016.

Veja também

Posso tomar Chá Verde durante a Gravidez?31/07/17 É muito importante acompanhar a saúde das gestantes para garantir a saúde da mamãe e do bebê. Por essa razão, torna-se fundamental controlar os alimentos e substâncias que entram no corpo da mulher para assegurar que não são prejudiciais para a saúde. Uma substância que gera algumas dúvidas entre as gestantes e especialistas de......
Como Preparar o Chá Verde?20/03/17 Os benefícios você conhece, as propriedades benéficas estão disponíveis para pesquisa em qualquer lugar. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto ao preparo desse chá, que faz tão bem à......

Voltar para Notícias