Postado em 17 de Abril de 2017 às 09h45

Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde Camellia sinensis (L.) Kuntze é uma planta perene do tipo arbustiva conhecida popularmente por Chá Verde, chá-da-Índia, banchá ou “green-tea”. O Chá Verde é um composto rico...

Camellia sinensis (L.) Kuntze é uma planta perene do tipo arbustiva conhecida popularmente por Chá Verde, chá-da-Índia, banchá ou “green-tea”. O Chá Verde é um composto rico em polifenóis, flavonóides e catequinas, que são os seus principais componentes terapêuticos. A sua apreciação é oriunda do ao seu aroma, seu sabor e às suas propriedades funcionais, mundialmente conhecidas. 

Os flavonoides são amplamente reconhecidos por suas propriedades antioxidantes. De forma geral, a atividade antioxidante está relacionada à prevenção de várias doenças, incluindo arteriosclerose, doenças do fígado, obesidade e vários tipos de doenças. 

Conforme consta na legislação, o chá da Camellia sinensis deve ser constituído por folhas e brotos, inteiros ou fragmentados, sendo o Chá Verde um produto não fermentado, submetido à secagem. Os principais compostos químicos terapêuticos do chá verde são potentes antioxidantes de radicais livres, quelantes de metais e inibidores da lipoperoxidação, anti-inflamatórios, antimicrobianos e inibidores da enzima conversora de angiotensina.

Existem algumas variedades disponíveis de Camellia sinensis de acordo com a preparação diferencial de suas folhas após a colheita. Folhas recém-coletadas e imediatamente estabilizadas caracterizam-se como Chá Verde e, quando submetidas à fermentação prolongada constituem o tipo chá-preto.

É importante destacar a ação antioxidante do Chá Verde contra os radicais livres que têm importante papel em processos patológicos como na lesão tecidual, lesões de isquemia e reperfusão, aterosclerose e envelhecimento celular. A redução nas concentrações sanguíneas do colesterol total e do LDL-colesterol, por meio do consumo desse chá, tem sido repetidamente demonstrada em diversos estudos.

A atual preocupação com a saúde, beleza e qualidade de vida vem atraindo um público cada vez mais interessado no consumo de produtos de origem natural, não só para o tratamento de doenças e do envelhecimento, mas principalmente visando a prevenção. As plantas possuem uma variedade enorme de propriedades, que vem de encontro com essa necessidade, sendo que o Chá Verde é uma das plantas mais utilizadas na atualidade.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Referências:

SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTTILIEB, Maria Gabriela Valle. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 20, n. 04, p. 292-300, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016. SÁ DE, Raquel Salomoni. Os efeitos dos polifenóis: catequinas e flavonóides da Camelia sinenses no envelhecimento cutâneo e no metabolismo de lipídeos. UNIVALI, Balneário Camboriú. Disponível em: Acesso em: 20 mai. 2016.

Veja também

Benefícios do Chá Verde sobre a Hipertensão Arterial, danocardiovascular e disfunção endotelial11/12/17 Lívia P. Nogueira Márcia R.S.G Torres Antonio F. Sanjuliani O chá verde, produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, é uma excelente fonte de flavonoides, sendo predominantes as catequinas. Os benefícios atribuídos ao chá verde devem-se à presença desses flavonoides em sua composição. O consumo de chá verde tem......
CHÁ VERDE E DIABETES: UM TRATAMENTO BASTANTE PROMISSOR03/07/17 Pelo menos é o que afirmam os pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Poznan, Polônia - que o chá verde é benéfico para a redução do açúcar no sangue pois interfere na......
Os Benefícios do Chá Verde!24/10/16 O Chá Verde contém alta concentração de antioxidantes, carotenos, minerais e vitaminas. Essas substâncias possuem efeitos protetores ao nosso organismo. Portanto, ele garante vários benefícios à nossa......

Voltar para Notícias