Postado em 09 de Setembro de 2019 às 15h23

Dicas para melhorar seu chá

Dicas (29)

Temperatura da água

Esse é um dos detalhes mais importantes para o preparo do chá perfeito. Por isso, respeite a temperatura indicada no rótulo do chá, se houver. A nossa dica é simples: para chás mais delicados, como branco e o verde, utilize a temperatura entre 60 e 80 graus.
Os mais encorpados, como preto, oolong ou infusões (de ervas secas, como camomila, erva doce) pedem temperaturas mais altas, entre 90 e 100 graus.

Proporção ideal de chá e água

É claro que cada um pode gostar do seu chá de uma maneira diferente. Mas para apreciar um chá com o equilíbrio de elementos, é fundamental respeitar a proporção de ervas para a quantidade de água.
Por padrão, para preparar uma xícara de chá é necessário 2 a 3 gramas de ervas (equivalente a 1 colher de chá) e 175 a 200 ml de água.

Tempo de infusão

Além de ficar de olho na temperatura da água, é preciso também controlar o tempo de infusão. Se você deixar tempo demais, pode modificar totalmente o chá. É o que acontece, por exemplo com o chá verde. Se ele permanecer mais de 2 minutos em infusão, ficará amargo e não será muito agradável.
Em algumas variedades de chás, se o tempo em infusão for menor que o indicado, ele não irá soltar as folhas ou liberar seus compostos, resultando em uma bebida sem sabor.

Fonte: Diário do Chá

Veja também

Chá sim, muito quente não14/05/18 Cada chá/infusão possui sua temperatura ideal de preparo para que possamos conseguir extrair o melhor sabor dele. O chá branco, por exemplo, entre 75 a 85ºC, o chá verde entre 60 a 80ºC e o chá preto entre 80 e 95ºC. Mas se você não tiver um termômetro ou uma chaleira elétrica com termostato que regule a temperatura, não tem......
Uma seleção de Chás Japoneses!05/12/16 De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural. O sabor característico......
3 formas diferentes para fazer chá gelado12/11/18 Com a onda de calor que está vindo, uma ótima alternativa é preparar a versão gelada do chá, que hidrata, refresca e faz bem à saúde, devido aos antioxidantes, minerais e nutrientes naturais presentes nas......

Voltar para Notícias