Postado em 02 de Maio de 2019 às 14h28

Pesquisas indicam que o consumo favorece o resultado nos esportes

Benefício (53)

Muito se tem falado sobre os benefícios do chá verde para a saúde em geral. Agora, pesquisas indicam que o consumo favorece - e muito - o resultado nos esportes também. Segundo Andréa Frias, (pós-doutorado em Nutrição pela ESALQ-USP), as substâncias presentes ajudam na queima de gorduras e podem aumentar o desempenho tanto em exercícios prolongados quanto nos de menor intensidade.

Por que o chá verde é indicado antes da prática esportiva?

Duas pesquisas recentes revelam porque o consumo do chá verde é indicado antes da prática esportiva. Estudo realizado pela School of Sport and Exercise Sciences, The University of Birmingham, no Reino Unido, conclui que o consumo de chá verde antes da atividade física pode ajudar na queima de gordura.

Acredita-se que os efeitos do chá verde sobre a oxidação de gorduras ocorra através da inibição da catecolamina-O-metil-transferase, uma enzima que degrada o hormônio noradrenalina. Segundo o estudo, esse efeito é potencialmente positivo para atletas que desejam aumentar a queima de gordura ou pessoas obesas e/ou diabéticas que precisam eliminar gordura e perder peso. De acordo com os pesquisadores, há evidências indiretas que um aumento da capacidade de queimar gorduras pode reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade.

Segundo Andrea Frias, um outro estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, revela que o consumo regular de chá verde melhora os mecanismos de defesa antioxidante em praticantes de exercício resistido - musculação. A pesquisa verificou que o chá verde pode reduzir a manifestação de danos teciduais induzidos pelo esforço, possivelmente por meio da neutralização da ação danosa de radicais livres. Os pesquisadores sugerem que alimentos e bebidas ricos em polifenóis, como o chá verde, podem oferecer proteção contra o dano oxidativo induzido por exercícios, e que a orientação alimentar para esportistas deve ser enfatizada.

Andrea Frias diz que o consumo de chá verde ajuda na hidratação durante a prática de atividade física. “Além disso, contém cafeína, substância ergogênica que aumenta o desempenho durante exercícios de endurance (resistência) prolongados e exercícios de pouca intensidade”.

Ela recomenda o consumo diário de chá verde e também antes da prática esportiva. "O chá verde é uma bebida saudável e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Por conter cafeína, não deve ser utilizado à noite por pessoas que apresentem dificuldades para dormir. Para quem pratica esportes, a bebida pode ser consumida antes do treino".

O chá verde pode ser consumido de diversas formas. A mais comum é a infusão das folhas secas em água quente. Contudo, a indústria atualmente pesquisa e desenvolve formas mais práticas e saborosas que oferecem o extrato em altas concentrações.

O chá verde pode ser tomado por qualquer pessoa?

O médico especializado em Medicina Tradiconal Chinesa Dr. Jou Eel Jia diz que sim: "Qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas, diabéticos, etc. Só não recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estômago".

Fonte: Vya estelar

Veja também

7 Benefícios das Catequinas EGCG do Chá Verde26/06/17 Veremos a seguir em detalhes os benefícios das catequinas EGCg do Chá Verde para saúde e boa forma. Diante de tantas propriedades interessantes você pode querer incluir o chá na sua rotina. Seja com o propósito de emagrecer, como diurético ou para substituir bebidas menos saudáveis como os refrigerantes, os chás podem ser aliados de uma dieta......
Chá Verde pode revolucionar tratamento de Síndrome de Down!07/11/16 Um novo estudo espanhol demostrou que um composto extraído do Chá Verde é capaz de melhorar a capacidade intelectual e cognitiva de pessoas com síndrome de Down. Essa é a primeira vez que um tratamento tem resultados......

Voltar para Notícias