Postado em 13 de Março de 2017 às 09h36

Riscos e Benefícios do Chá Verde!

Benefício (53)
Chá Verde Um segredo milenar de saúde. Os últimos estudos na Europa revelam que o Chá Verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e previne contra o câncer. Rico em...

Um segredo milenar de saúde. Os últimos estudos na Europa revelam que o Chá Verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e previne contra o câncer.

Rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo.

“O Chá Verde apresenta a catequina que é um antioxidante, o flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca, e apresenta vitaminas também do complexo b, complexo c e vitamina k”, conta o nutrólogo Edson Credidio.

Ele também é indicado para o emagrecimento. “Porque acelera o metabolismo. A pessoa tem uma tendência a perder peso”, completa o nutrólogo.

Mas para obter os benefícios é preciso tomar o chá de forma correta.

“Nós devemos utilizar uma colher de chá rasa para cada xícara de chá. O ideal seria tomar após o almoço ou após o jantar. Algumas pessoas têm alteração de sono por causa da cafeína, então o ideal seria no almoço. Mas é uma vez por dia só. O excesso é prejudicial”, diz Edson.

O excesso seria mais de quatro ou cinco xícaras por dia e pode sobrecarregar o fígado e outros orgãos.

“Além da toxicidade hepática, pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento, que às vezes não é perceptível, causando problemas sérios ao paciente. Algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro e a pessoa fica anêmica”, explica João Ernesto de Carvalho, coordenador de um centro de pesquisas da Unicamp.

A preocupação com o consumo descontrolado de Chá Verde ficou maior com a comercialização de cápsulas com um concentrado do produto. A Anvisa não reconhece a eficiência dos chás produzidos dessa forma.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas, o Chá Verde em cápsulas tem uma concentração muito grande dos princípios ativos. Para se ter uma ideia, uma única unidade é equivalente a 10 xícaras de chá. Um exagero que em vez de trazer benefícios vai prejudicar a saúde.

“Pode causar diarreia, vômito, mal estar, batedeira, insônia, irritabilidade“, enumera o nutrólogo Edson Credidio.

“Quando você pega o chá, tira a água e põe em cápsula, ele passa a ser outro produto”, fala o pesquisador João Ernesto.

Em vez de tomar cápsulas, o médico Claudio de Lima Barbosa prefere misturar o Chá Verde com outras frutas para variar o sabor e ganhar saúde.

“Costumo fazer uma combinação de sucos de frutas com o Chá Verde. Com pêssego, abacaxi, abacaxi com hortelã, manga. Fica muito bom, saboroso e delicioso”, sugere o médico.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: G1.Globo

Veja também

10 Benefícios que o Chá Verde pode trazer para a Saúde!26/09/16 O Chá Verde é feito a partir da folha do arbusto Camellia Sinesis e é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, mantendo sua cor esverdeada. Muito utilizado pelos japoneses, o consumo regular do chá pode trazer muitos benefícios para a saúde do ser humano. Conheça alguns deles e comece a pensar se seria bom......
Como Preparar o Chá Verde?20/03/17 Os benefícios você conhece, as propriedades benéficas estão disponíveis para pesquisa em qualquer lugar. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto ao preparo desse chá, que faz tão bem à......

Voltar para Notícias