Postado em 05 de Dezembro de 2016 às 08h40

Uma seleção de Chás Japoneses!

Dicas (29)
Chá Verde De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural. O...

De maneira geral, todos os chás típicos do Japão são verdes, ou seja, o processamento das folhas é feito de forma rápida, para evitar o processo de fermentação natural.

O sabor característico do Chá Verde japonês é resultado do processo no qual as folhas são passadas no vapor, o que evita a oxidação, preserva a cor natural da folha e um sabor suave com fundo amargo. Em seguida, as folhas são enroladas, desidratadas e posteriormente picadas ou moídas, transformando-se no chá que encontramos no mercado.

Gyokuro – Conhecido como “orvalho precioso” ou “joia do Chá Verde”, é o chá da mais alta qualidade e produz um néctar amarelo vivo, muito aromático, pouco amargo e com traços adocicados. Também é o mais caro.

Matcha – É o chá usado na cerimônia do chá, que também é tomado em ocasiões informais e servido em casas de chá estilo tradicional. A própria folha do chá é transformada em pó bem fino e verde, sendo dissolvida em água quente com instrumentos especiais. É um chá extremamente amargo, para ser acompanhado por um doce típico japonês.

Sencha – Chá de qualidade média, é feito com as folhas do auge da safra (80% da produção de chá do Japão destina-se ao sencha, que é preferência nacional). Ele produz um néctar amarelo, de sabor levemente amargo e aromático.

Bancha – Também conhecido como “chá de colheita tardia”, é feito com as folhas do final da safra, maiores e um pouco duras. Era antigamente considerado o chá mais popular e barato, por produzir um néctar amarelo claro de sabor mais fraco que o sencha. Com sabor mais discreto, tornou-se o preferido pelos idosos e pelas crianças.

Chá Verde: Saúde e Vitalidade!

Fonte: Hospital Nipo

Veja também

4 melhores doces para o chá da tarde08/04/19 Um chá das 5 é composto de vários elementos: desde as tradicionais sanduíches de pepino e salmão fumado, aos scones e aos pequenos docinhos. Mas se pretende fazer uma alegria ao olhar e ao sabor dos seus convidados gulosos então estas 5 sugestões para acompanhar o chá, serão essenciais para os fazer felizes. 1. Macarons  Os macarons......
Chá verde e treino: Uma dupla perfeita14/11/17 Os benefícios do chá verde e da atividade física são bem conhecidos pela maioria das pessoas. O que pouca gente sabe é que o chá verde pode potencializar os efeitos da atividade física e neutralizar a......
Chá Verde, Chá Saudável!10/10/16 A história do chá diz que o consumo deste líquido quente e reconfortante começou na China há mais de cinco mil anos, país onde o Chá Verde é mais apreciado do que o chá preto, sendo consumido......

Voltar para Notícias